A ID&T, empresa holandesa fundada em 1992 e responsável pela organização dos mais conceituados festivais de música electrónica no mundo, anuncia sua chegada ao Brasil. A nova empresa – ID&T Brasil - é fruto da parceria de sucesso de quatro anos com a Playcorp, agência que actua há 28 anos na criação e organização de alguns dos maiores eventos do Brasil e acções promocionais. Juntas, irão promover por aqui os principais festivais da ID&T e realizar iniciativas que incentivem a troca de conhecimento e experiências no universo musical.
“Somos uma empresa na vanguarda da experiência musical que visa a consciência humana e o impacto positivo na sociedade. Os nossos mandamentos são trazer alegria, fazer o público divertir-se e compartilhar o momento, sem que haja diferenças de uns em relação aos outros. É esse o conceito que permeará os nossos eventos no Brasil”, afirma Duncan Stutterheim, fundador da ID&T.
Para o primeiro ano de lançamento, a ID&T deve contar com investimentos no Brasil no valor de 18 milhões de euros. Para os próximos cinco anos, prevê-se que se atinja os 110 milhões de euros por ano com os festivais. A empresa, entretanto, tem planos que estão além dos eventos. “Queremos ser também um hub social e estimular o espírito criativo das pessoas, a tolerância e o desenvolvimento de uma nova visão colectiva para o mundo, resultando em um impacto positivo sobre a consciência dos jovens”, afirma Mauricio Soares, gerente geral da ID&T Brasil.
Entre as principais novidades, a ID&T Brasil anuncia o lançamento do Nachtlab, o “laboratório da noite”. Sucesso na Holanda, o Natchlab é uma organização privada independente, que tem como objectivo promover a cultura nocturna em todos os seus aspectos e incentivar a troca de conhecimentos e experiências no universo musical entre os participantes. Além disso, o “laboratório” irá estimular o surgimento de novos talentos, incentivando startups ligados a este segmento a encontrarem seu espaço e se afirmarem no mercado. A base do escritório do Nachtlab será em São Paulo.
Além disso, o Brasil será sede de importantes festivais internacionais: o Mysteryland, já confirmado para 2013, e o Dirty Dutch, evento urbano indoor, comandado pelo DJ Chuckie, que explora a mistura entre os diferentes estilos da música pop e electrónica. Realizado desde 2005 na Holanda, o Dirty Dutch tornou-se um num sucesso de dance music. Hoje, reúne cerca de 20 mil pessoas a cada edição em Amesterdão.
O Mysteryland, um dos mais inovadores espectáculos de música e cultura electrónica, é o festival mais tradicional da empresa, com 18 anos de história, e conta hoje com mais de 60 mil visitantes. A primeira edição aconteceu em 1993 em Lelystad, na Holanda. Além disso, o festival multiplataforma oferece uma experiência além da música, com performances, instalações de arte, área espiritual, comida típica de diferentes culturas, decoração, cinema, música alternativa, poetas contemporâneos e incentivos a novos talentos musicais (DJs). Outro destaque do Mysteryland é o apoio a causas nobres para consciencializar o seu público, englobando reciclagem, alimentação natural e orgânica, diversidade cultural, estímulo a artistas e à economia local, e preservação da natureza. Tamanha importância desse evento que até já gerou um spin off belga famoso, o Tomorrowland, cujo videoclipe de 2011 já teve mais de 18 milhões de visualizações no Youtube em apenas 7 meses. Para o Brasil, além do evento original como é conhecido em Amesterdão, já está em negociação também um spin off, o One Rio, que promete ser o maior festival de música electrónica do mundo e que está sendo concebido especialmente para o país, levando em conta suas características culturais.
Reconhecida por realizar mais de 50 eventos por ano, que atingem 1 milhão de visitantes, a ID&T promove eventos em 26 países de cinco continentes ao redor do planeta, como Brasil, Bélgica, Chile, Espanha, Portugal, Rússia, Hungria, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Áustria. O primeiro projecto no Brasil foi o Skol Sensation, que produziu com a Playcorp, e, há três anos, reúne 40 mil pessoas vestidas de branco no Anhembi. Hoje, é considerado uma referência no calendário de eventos do Brasil e eleito pelos mídia brasileiros como a melhor noite de São Paulo.
“Juntos realizaremos eventos que representam um marco no desenvolvimento do entretenimento brasileiro, oferecendo festivais inovadores, considerados uma nova concepção em espetáculos no País”, informa Fernando Elimelek, diretor geral da Playcorp.
Cenário promissor
A ID&T Brasil chega ao país num momento promissor para o mercado de eventos. Somente em 2011, o país recebeu mais de 500 apresentações de bandas, cantores e grupos internacionais — seja em shows individuais ou nos grandes festivais realizados em solo brasileiro. O aumento foi de 116% em comparação a 2010, quando os brasileiros puderam acompanhar cerca de 230 shows.
Para Marcelo Flores, diretor da Playcorp, “se 2011 foi animador, fãs e o mercado podem esperar que 2012 seja ainda mais positivo, principalmente para os grandes festivais que rendem bastante divulgação e patrocínio. Nossa parceria tem construído cases vencedores, plataformas com poder de atração que jamais foram exploradas antes, motivo pelo qual ID&T Brasil vem com um DNA de inovação e conteúdo jovem que vai entregar uma nova experiência para o público e para as marcas que se associam aos diversos projetos da empresa”. Estimulado por grandes eventos como o Campeonato do Mundo de 2014 e os Jogos Olimpicos de 2016, este sector tem crescido exponencialmente.
É sem dúvida um marco histórico para o nosso país irmão que não para de crescer por todos os lados.
https://www.facebook.com/IDT.BR
Sem comentários:
Enviar um comentário